Um assunto importante para nós mulheres e que as vezes nos deixa cheias de dúvidas a respeito é a grande questão da depilação. Vocês sabem que pra gente não é nada fácil ter que preocupar e cuidar desses mínimos detalhes, como unha, cabelo, maquiagem, pele e principalmente manter todo o corpo devidamente depilado.
Primeiro que qualquer pelo excessivo em qualquer parte do corpo nos incomoda, e segundo que o trabalho e as dúvidas são enormes, como: "Com o que vou me depilar? De quanto em quanto tempo posso me depilar? Que cuidados devo ter depois da depilação?". E são essas e outras perguntas que eu venho responder pra vocês através desse post.
A depilação é muito importante para a higiene, pois sem os pelos a região fica menos abafada e com isso os fungos não se proliferam. Então agora vamos conhecer os tipos de depilação:
Tipos de depilação:
Lâmina: método mais populas e acessível, dura somente entre 2 e 3 dias por cortar apenas a parte superficial do pelo.
Pontos positivos: é o jeito mais rápido, prático e barato de se depilar. A lâmina pode ser levada para qualquer lugar, não precisa de energia e não causa dor.
Pontos negativos: a duração é realmente muito curta e esse método também pode causar alergia e irritações muito fortes.
Aparelho elétrico: existem dois tipos de aparelhos para depilação. O primeiro elimina os pelos com uma lâmina, por isso crescem rápido novamente, já o segundo retira o pelo pela raiz fazendo com que a depilação dure em média 20 dias.
Pontos positivos: rápido, prático e agride menos a pele que a lâmina.
Pontos negativos: tem o custo inicial caro e doloroso, e não são indicados para regiões como virilha e axilas, também não devem ser usados em peles lesionadas, irritadas ou que foram expostas ao sol.
Creme depilatório: ao aplicas sobre a região a ser depilada, o creme destrói a queratina dos pelos. Depois é só retirar com uma espatula e pode durar entre 3 a 5 dias.
Pontos positivos: Não é doloroso, agride a pele bem menos que a lâmina, pode ser aplicado em casa e é de fácil aplicação.
Pontos negativos: A duração também é pequena e pode causar alergia e possui o cheiro forte.
Cera quente: esse é um dos métodos mais utilizados. A cera é esquentada e aplicada sobre a região desejada e pode ser retirada tanto com um tecido quanto com a própria cera, dependendo do tipo. Segundo a esteticista Marc Todesco o calor da cera quente faz com que os polos se dilatem e os pelos podem ser retirados com maior facilidade desde a raiz. Usado-se repetidamente os pelos ficam mais fracos. Dura entre 20 e 30 dias.
Pontos positivos: é menos dolorosa que a depilação com cera fria e diminui gradativamente os pelos. Também possui um preço mais acessível se comparado a depilação a laser e ou a linha.
Pontos negativos: pode queimas a pele ou escurece-la se a cera estiver muito quente, os pelos precisam estar longos e podem encravar e causar foliculite. Deve ser evitada por quem possui vasos dilatados.
Cera fria: espalha a cera sobre o papel celofane e coloca-se na área desejada, as folhas são usadas repetidamente até que não seja mais eficiente e também dura entre 20 e 30 dias.
Pontos positivos: possui um preço acessível, é higiênica, pode ser utilizada em casa e é recomendada para quem possui sensibilidade ao calor e vasos dilatados.
Pontos negativos: mais demorada e dolorosa, resseca a pele, necessita de pelos longos para a aplicação e pode provocar foliculite e pelos encravados.
Linha: com uma linha de algodão, seda ou poliéster, retira os pelos um a um. É ideal para locais como a sobrancelha e o buço, mas também pode ser utilizado em locai como as pernas, axilas e virilhas. Essa depilação dura cerca de um mês.
Pontos positivos: é higiênico e não possui substâncias químicas, portanto não tem contraindicação, evita alergias e vermelhidão.
Pontos negativos: é um processo demora e não tão barato quanto a cera.
Laser: A aplicação do laser gera uma energia captada pela melanina, que destrói a estrutura geradora de novos fios. O tratamento tem entre 8 a 10 sessões, com no mínimo 15 dias de intervalo. Após obtenção do resultado desejado, deve ser feita manutenção uma vez por ano. É indicado para pessoas com pele clara e fios pretos.
Pontos positivos: eliminam aproximadamente 80% dos pelos de maneira definitiva e pode ser aplicado na maior parte do corpo (exceto sobrancelha).
Pontos negativos: é o método mais caro, doloroso, não pode ser feito em peles de tons escuros, nem pode sofrer exposição ao sol durante o tratamento.
Fotodepilação: Feita com Luz Pulsada Intensa (IPL), esse tratamento age quase da mesma maneira que o laser. A diferença é que o folículo é destruído de forma gradual. “A fotodepilação é muito menos dolorida e agride menos a pele do que a depilação a laser, por usar uma luz mais suave”, afirma Marc. Além disso, um dos tipos de sistema IPL, chamado Quantum, está programado para qualquer tom de pele, incluindo o negro.
Pontos positivos: pode ser aplicado em todas as regiões do corpo, a dor não é muito intensa e remove definitivamente até 95% dos pelos tratados.
Pontos negativos: é caro e não pode ocorrer exposição ao sol durante o tratamento.
-------------------------------------------------------------------------------------------------
Então meninas espero que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais sobre cada tipo de depilação. Eu achei esse post ideal aqui pro blog por ser um assunto que cerca a todas nós mulheres; mas o problema é que as informações sobre depilação são realmente muito extensas por existirem tantas dúvidas e tantas coisas a serem aprendidas, então graças a isso eu decidi que qualquer dia desses vou fazer outro post sobre depilação, contendo os mitos e verdades sobre o assunto e alguns truques para que sua depilação dure um pouco mais, então se vocês tiverem dúvidas é só perguntar que posso responder nas dicas de depilação parte 2.
E aí, que tipo de depilação você prefere e confia mais? Conta pra gente ;)
Beijos!
0 comentários:
Postar um comentário